Bom vamos l[a..

Uso comercialmente o InterBase 2007, tenho bancos de mais de 10 gigas
inclusive com imagem e backu e restore [e excepcional, trabalho com apli
cacoes de missão critica onde performance e primordial, não usaria imagens
no banco se não fosse melhor e mais seguro assim.

E outra, com relação a segurança, pode copiar o banco e mesmo com usuário
máster do interbase não se consegue abrir uma base de dados do Interbase
2007 em outra maquina a não ser q se saiba a senha.

No firebird e no SQL Server eu concord q vc consiga em outra maquina com o
ususario amster abrir os dados, mas com interbase 2007 não, alias desde a
versão 7 do interbase nãos e consegue copair bases de dados e abrir cm
sysdba.

Definir arquivamento físico e mais difícil e não garante segurança nenhuma,
mens ainda q no banco, e tenoh clientes q tem mais de 20gigas de banco
firebird com imagens e sem problemas de corrupção, esse tipo de problema vai
da ma operacao do banco ou da construção errada da aplicação.

Trabalho a mais de 5 anos com datasnap e dbx, com firebird, sqlserver,
interbase e Oracle e nunca tive problemas de corrupção de dados causado por
backup e restore ou qq outro tipo de operação no banco, so tive corrupção
com perda de luz em servidores sem nobrake

Continuo convencido de q imagem no banco e bem melhor.

Abs

BL