Não se esqueça da minha biblioteca
(http://www.iprogramas.com.br/download/2350/rnlowlevel_library.html) que eu
mencionei na minha resposta (Caramba, ninguém prestou atenção nisso! Que
chato!).

Ela permite ler e escrever dados na porta paralela sem precisar de driver de
terceiros. A versão shareware, de uso livre, está disponível no link mencionado.

Sds.

To: [EMAIL PROTECTED]: [EMAIL PROTECTED]: Thu, 13 Dec 2007 16:31:05
-0200Subject: Re: [delphi-br] Envio de Comando para Pino Especifico da porta
Paralela

Já existe vários drivers para isso pronto, só procurar no google, sei pq ja
achei usei e hoje não uso mais, por isso não lembro o nome e nem onde, mas sei
que tem, nada que o www.google.com.br não resolva, ja usei em NT, 2k e XP, tem
versões pagas e free...procura delphi acesso lpt1 xp ou coisa parecida...Luiz
Escobar - Analista/Desenvolvedor:WEB - HTML/JavaScript/PHP/MySQL WINDOWS -
Delphi/ASSEMBLY/MySQL/xBaseSERVIDORES - CNA IntraNetWare4.11,
LINUX-(RedHat9/Suse10.2), Windows 2K/XPFrom: Ricardo César Cardoso Sent:
Thursday, December 13, 2007 12:29 PMTo: delphi-br@yahoogrupos.com.br Subject:
RE: [delphi-br] Envio de Comando para Pino Especifico da porta ParalelaEu sabia
que tinha a ver mais com a arquitetura do SO do que com o Delphi. Mas não tinha
tempo e nem certeza pra tirar da dúvida. Obrigado.Rubem Nascimento da Rocha
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu: Ô povo! Isso num tem nada haver com a versão do
Delphi que vc usa! Pode até estar usando o Delphi 2, mas se vc for rodar uma
aplicação em ambiente Windows NT (NT/2000/XP/2003) e que use instruções
assembly em código Object Pascal pra acessar portas de I/O, vai dar pau!Pq vai
dar pau? Pq a arquitetura NT num é como Windows 9x/ME ou mesmo MS-DS. A
arquitetura NT limita o uso de instruções privilegiadas para acesso a recursos
de baixo nível do computador (acesso direto à memória, ler/escrever dados em
portas de I/O, etc., etc.)! Por isso que dá uma exceção do sistema operacional
(e não do Delphi!) de instrução privilegiada!Pra poder acessar tais recursos,
vai ser necessário escrever um driver WDM (ou seja, um driver que vai se
comunicar com o kernel do S.O., por assim dizer - kernel mode) que permita à
uma aplicação comum, como as que criamos no Delphi (tb chamadas de aplicações
user-mode) possam ter acesso à tais recursos de baixo nível.Mais uma coisa: nem
venham perguntar se em Delphi é possível criar um driver WDM, pq a resposta é
um grande e sonoro NÃO! O compilador do Delphi não está e nunca foi preparado
para criar aplicações a nível de kernel. Pra criar um driver WDM que se
comunique com o kernel, e portanto possa fornecer suporte para que aplicações
user-mode possam acessar recursos de baixo nível, é necessário o Visual C++
juntamente com o DDK (Driver Development Kit) apropriado para a plataforma para
qual vc está desenvolvendo seu software.Mais outra coisa: é literatura para
caramba que tem que se ler e entender pra escrever um driver WDM com Visual C++
e o DDK.Uma outra alternativa é usar minha biblioteca RnLowLevel
(http://www.iprogramas.com.br/download/2350/rnlowlevel_library.html) que
permite acessar tais recursos através de programação avançada que dispensa o
uso de drivers WDM para acessar portas de I/O.Espero que isso possa encessar de
vez este tópico!Sds.To: [EMAIL PROTECTED]: [EMAIL PROTECTED]: Wed, 12 Dec 2007
16:01:55 -0300Subject: Re: [delphi-br] Envio de Comando para Pino Especifico da
porta ParalelaSe vc estiver usando Delphi acima do 7 (se não me engano) ou
Windows XP vc vai ter esse erro mesmo. Naõ me lembro a partir de qual versão do
Delphi mas parece que não se pode mais usar instruções assembler no meio do
código, pois isso é considerado código inseguro. É preciso confirmar essa
informação.Sds,Ricardo.Rafael Marques <[EMAIL PROTECTED]> escreveu: eu tentei
aq mas da um erro de Privileged Instructiono q pode ser!?!?!----- Original
Message ----- From: Felipe Nunes To: delphi-br@yahoogrupos.com.br Sent: Friday,
November 30, 2007 4:03 PMSubject: RES: [delphi-br] Envio de Comando para Pino
Especifico da porta ParalelaOlha Rafael, eu to fazendo um projeto de porta
eletrônicaem linguagem assembly, vc pode mandar um binário para os os
pinos1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11....esses são de saída da porta...agora se vc
querreceber algum valor ai é mais complicado..//codigo em assembly para enviar
para a porta paralelaasmmov dx, 378h //378h é o endereço da porta
paralelamoval, 1 // valor em binárioout dx, al //saída do binárioend;no meu
projeto funciona belezaespero ter ajudado_____ De: delphi-br@yahoogrupos.com.br
[mailto:[EMAIL PROTECTED] Emnome de Rafael MarquesEnviada em: quarta-feira, 28
de novembro de 2007 07:40Para: [EMAIL PROTECTED]: Re: [delphi-br] Envio de
Comando para Pino Especifico da portaParalelaeu havia encontrado esse site no
google e achei interessante, gostei mto,mas n consegui achar exemplos em Delphi
(só em C/C++)eu n consegui converter os exemplos pra Delphi e entao encalhei.
:-(eheheheheheh----- Original Message ----- From: Moacir - GMail To: [EMAIL
PROTECTED] <mailto:delphi-br%40yahoogrupos.com.br> os.com.br Sent: Wednesday,
November 28, 2007 8:08 AMSubject: Re: [delphi-br] Envio de Comando para Pino
Especifico da portaParalelaRafael,Acredito que neste link vc obterá respostas
para as tuas dúvidas:http://www.rogercom <http://www.rogercom.com/> .com/[
]´sMoacirRafael Marques escreveu:>Bom dia!!>> estou dando uma força a um amigo
meu no projeto dele mas fiquei travadonuma parte aq.>> ele montou um pequeno
dispositivo com 4 motores. Esse dispositivo seráligado ao computador pela porta
paralela. Cada motor é acionado atraves d umpulso enviado a um pino da porta
(eu precisarei enviar um pulso ao pinocorrespondente aquele motor).>> a minha
duvida é: como enviar um pulso a um pino especifico!?!?! comofunciona esse
processo?>> mto Obrigado>>> Rafael>>> [As partes desta mensagem que não
continham texto foram removidas]>>>>
----------------------------------------------------------Esta mensagem foi
verificada pelo E-mail Protegido Terra.Scan engine: McAfee VirusScan /
Atualizado em 27/11/2007 / Versão:5.1.00/5172Proteja o seu e-mail Terra:
http://mail. <http://mail.terra.com.br/>terra.com.br/ [As partes desta mensagem
que não continham texto foram removidas][As partes desta mensagem que não
continham texto
foramremovidas]----------------------------------------------------------Esta
mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.Scan engine: McAfee
VirusScan / Atualizado em 29/11/2007 / Versão: 5.1.00/5174Proteja o seu e-mail
Terra: http://mail.terra.com.br/ [As partes desta mensagem que não continham
texto foram removidas]---------------------------------Abra sua conta no Yahoo!
Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento! [As partes desta
mensagem que não continham texto foram removidas]
__________________________________________________________Receba GRÁTIS as
mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o
MSN Mobile!http://mobile.live.com/signup/signup2.aspx?lc=pt-br[As partes desta
mensagem que não continham texto foram
removidas]---------------------------------Abra sua conta no Yahoo! Mail, o
único sem limite de espaço para armazenamento! [As partes desta mensagem que
não continham texto foram removidas][As partes desta mensagem que não continham
texto foram removidas]

Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live
Search Maps!
http://www.livemaps.com.br/index.aspx?tr=true