Tive a oportunidade de ler este texto ha uns anos atras, e ele continua bem
atual.
Perguntas de novatos sao muito bem vindas! Os chamados veteranos tem prazer
em ajudar!!

O "problema" é quando a pergunta é basica, ja foi respondida na lista 1000
vezes (inclusive na semana passada), e o novato (normalmente CHEIO de razoes
e argumentos) acha um absurdo nao ser respondido na mesma hora, ou no maximo
no dia seguinte... e ainda manda emails EXIGINDO resposta, CHORANDO e
CRITICANDO nao ter sido respondido.

Ora... "Quem procura acha!". Se o cara nao achou, beleza, avise na lista,
que vamos procurar juntos!!

Aconteceu comigo!!
Eu tive uma boa briga com o "Lost Connection" do MySQL ha um tempo atras...
testei a base de dados em 5 provedores diferentes, testei em versoes
diferentes do mysql, recompilei a aplicacao em 3 computadores diferentes, em
sistemas operacionais diferentes, em conexao internet com e sem firewall,
com versoes diferentes da libmysql, fucei o codigo fonte do HeidiSQL (que é
feito em Delphi e manipula a Mysql), fui no forum de desenvolvedores da
HeidSQL e da Mysql AB....  achei um código que quase funcionou.... mas
nada!!

Dai, mais de 10 dias depois, pedi ajuda na lista e varios se pronunciaram...
o Eduardo (DRD Sistemas) ja tinha passado pelo mesmo problema e me ajudou
imensamente!! Me mandou uma versao alterada da Zeos Lib, que funciona sem
problemas em meu sistema.

O que eu relatei aqui? Que eu "perdi tempo" procurando antes de recorrer a
lista? Nao... eu relatei um exemplo de RESPEITO ao tempo e a inteligencia
dos membros desta lista, e de quebra eu aprendi bastante sobre conexao
"delphi x mysql"...

Ok, sou das antigas, do tempo em que nao havia internet (google, altavista,
yahoo, etc) e as listas de discussao nas BBSs (RBT, fidonet, etc) eram
atualizadas, quando muito, duas vezes ao dia. O reflexo disso é que me
acostumei a pesquisar, a procurar, a LER O MANUAL, O HELP e os CODIGOS FONTE
antes de fazer perguntas, digamos, nao inteligentes.

Infelizmente, tenho a impressao de que muitos aqui nao conseguiriam manter
seus empregos/clientes sem acesso a internet...

-- Sergio Eurico.