>    Na minha opinião, o preconceituoso texto é totamente incompatível
>com o ambiente que estou agora. Forum significa um grupo de pessoas
>debatendo um determinado assunto. Existem pessoas de todo jeito, de
>magistrados a um simples curioso. E todos, que se candidatam a entrar
>nesta comunidade, tem que estar cientes disso. Responder a todas a
>duvidas que surgem? Até pode ser, mas não cobre por isso.

Não achei nada preconceituoso. O texto pode até parecer maldoso em certos
pontos, mas no fundo ele só quer ajudar.

Muito do pouco que eu sei de Delphi/programação aprendi procurando. É preciso
aprender a procurar, e não apenas jogar uma pergunta num fórum como esse e
esperar por alguma alma caridosa dar a resposta na ponta da lingua.

Sinceramente, uma pergunta do tipo "alguém sabe aonde baixo um componente label
que pisca?" é no mínimo ultrajante. Se o cara dar uma olhada no google ou no
torry.net (quem trabalha com Delphi tem que quase por obrigação conhecer esse
site e outros do gênero), com certeza vai achar o que procura ou algo parecido.

>    Disse texto preconceituoso porque ele discrimina uma pessoa. Ele
> avalia o conhecimento do cara e o exclui. Uma duvida banal pra alguns
> pode ser o fim de uma carreira pra outros.

Não discrimina. Apenas tenta ensinar à pessoa que ela deve se esforçar um pouco
para procurar a resposta, ao invés de tentar desperdiçar o tempo dos outros com
perguntas as quais a resposta é simples. Também salienta que perguntas bem
feitas tem mais respostas coerentes do que perguntas mal feitas. Muitas
perguntas aqui são muito mal feitas. As vezes é dificil entender o que se
pergunta.

Por exemplo, recentemente ouve aqui uma pergunta do tipo "Como faço para saber
se um determinado arquivo existe?". A resposta está na própria pergunta. A
maioria das funçoes do Delphi tem seu nome em inglês corrente. Na nossa
profissão, saber inglês (leitura razoável) é imprescindível.

Aprender a usar uma ferramenta de forma eficiente consiste em também aprender a
usar o seu Help. E o Help do Delphi (pelo menos até o Delphi 7) é muito bom.
Tem
até diversos exemplos.

E hoje em dia, a gama de artigos/códigos fonte/componentes sobre/para Delphi na
net é muito grande. Imagine como era a coisa a 10 anos atrás?

Não podemos nivelar por baixo. Temos é que fazer com que as pessoas que estão
por baixo subam seus níveis, em todos os aspectos. Isso é bom para todos.

É isso...

Jackson Gomes
Tools&Comps - Controle de Usuários para Desenvolvedores Borland/CodeGear
Web Site: http://www.toolsandcomps.com