Olá Ricardo, o problema é o seguinte, as dll's que vem junto com o zeos são
da versão 4.0 e anteriores do Mysql,
da versão 4.1 em diante o protocolo de autenticação mudou.

Para resolver o problema, copie a libmysql.dll da pasta bin do Mysql 5.0
para a pasta do seu sistema ou no system32 do windows

e no componente ZConnection escolha MySQL para a propriedade Protocolo, (
estou supondo que vc esta usando a versão 6 ou 6.5 do zeos)

com isso certamente vai funcionar.

outra opção é deixar o banco sem senha, ai conecta numa boa.

a dica que vc viu de mudar a forma como a senha é gravada é válida, o
problema é acessar uma versão mais nova do banco com uma biblioteca client
mais antiga.. isso pode te dar problema.

por essa e por outras eu migrei do Zeos 6.5 para o MyDAC da CoreLab, acesso
ativo, não requer nenhuma dll, e é compatível com todas as versões do MySQL.

veja em http://crlab.com/mydac/

e agora eles estão desenvolvendo o Unidac, http://crlab.com/unidac/
tem funcionamento semelhante ao zeos,

Boa sorte.

Em 04/04/08, Ricardo <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

>   Boa tarde estou com alguns problemas com o MySQL 5 e Windows Vista, a
> base de dados é local.
>
> Estou utilizando o ZeosLib, já copiei as dll para a pasta systema32 do
> windows.
>
> client does not support authentication protocol requested by server;
> consider upgrading mysql client
>
> Alguem já viu essa mensagem?
> achei alguns topicos no google, mas nada que me ajudou a resolver esse
> problema, um deles era:
> mysql -u root -p
>
> depois de conectar. digite:
> mysql> set password for
> [...]