  From: alineri
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Sunday, April 13, 2008 3:57 AM
  Subject: [delphi-br] Re: distancia entre cidades para sistema de
transportadora qual o melhor metodo

  Ola Pessoal,

  Primeiro agradeco as observacoes e dicas de todos :)

  bem, passei alguns dias pesquisando bastante sobre o assunto

  primeiro explicarei minha necessidade. Estou desenvolvendo um projeto
  de um sistema de transportadora que tem como um dos seus objetivos
  calcular a distancias entre as cidades e posteriormente determinar a
  sua rota. nao e objetivo desenvolver um aplicativo de roteirizacao
  que determine o menor caminhor.

  O objetivo e ter como calcular os dados de distancia rodoviaria entre
  as cidades e posteriomente a sua rota rodoviaria ( rodovias federais
  e estaduais )

  o problema que estou encontrando esta justamente em onde conseguir os
  dados.

  ja consegui os dados de distancia geodesicas das cidades, e assim
  consigo as distancias entre as cidades, so que e diferente do que
  distancia rodoviaria ( que e a distancia percorrida ).

  Verifiquei que o programa do guia 4 rodas utiliza distancias
  geodesicas com latitude e longitude para realizar os calculos das
  distancia e que deve aplicar alguma margem de calculo para se
  aproximar da distancia rodoviaria real. o site
  http://www.abcr.org.br/geode/index.php tambem utiliza calculo com
  coordenadas geodesicas e tambem nao se aproxima da realidade.

  encontrei ainda no site activedelphi um companheiro que
  disponibilizou um sistema com fonte em delphi para calculo de
  distancia geodesica que permite inclusive informar "uma margem" para
  aproximacao da distancia rodoviaria.

  http://www.tiggra.com.br/geoTiggra/GEOCalc.zip

  ai surgiu uam duvida em relacao a calculo com coordenada geodesicas.

  Se aplicar as coordenadas de latitude e longitude de duas cidades nas
  ferramentas descritas acima e no google maps as distancias em sua
  maioria sao diferentes, consegui a maior proximacao entre as
  ferramentas na Distancia Rio X Sao Paulo. Nas outras cidades que
  testei os resultados deram diferencas inclusive gritantes.

  Dessa forma nao senti seguranca em aplicar calculos com coordenadas
  geodesicas, principalmente porque conheco pouco sobre o assunto.

  Entao verifiquei que para obter uma maior precisao sera necessario
  obter os dados das distancias rodoviarias ( e o nome das rodovias )
  dessa forma sera possivel calcular com maior precisao a distancia
  entre cidades e determinar a sua rota rodoviaria.

  a questao e, onde conseguir esses dados ?

  no site do ministerio dos transportes tem uma planilha com a
  distancia rodoviaria das principais cidades brasileiras mas sem
  mencionar as rodovias.

  http://www.transportes.gov.br/bit/distancias/distancias.xls

  Por especificacao do projeto nao posso utilizar API do google maps
  nem o webservice do maplink, o sistema tem que fazer esses calculos.

  e entao pessoal oq voces sugerem ?

  o pessoal que ja desenvolve aplicacao de roteirizacao, onde posso
  conseguir mais material de estudo e onde posso conseguir esses dados ?

  somente os dados mesmo, nao vou desenvolver aplicacao que segmente o
  percurso em mapas, isso requer muito conhecimento em geoprocessameto
  e processamento de imagens digitais o que nao tenho.

  um forte abraco a todos
  alineri

  --- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, Odimar <[EMAIL PROTECTED]> escreveu

  > Ola
  >
  > tem um site chamado MapLink( http://maplink.uol.com.br ) eles tem
  um servico de webservice que pode ser integrado a qualquer sistema
  inclusive em delphi. Esse servico é pago mas tem um fazer uns testes
  gratis e baixar a documentação

  > Odimar
  >

  > To: [EMAIL PROTECTED]: [EMAIL PROTECTED]: Thu, 10 Apr 2008 13:24:24 -
  0300Subject: Re: [delphi-br] distancia entre cidades para sistema de
  transportadora qual o melhor metodo

  > Hm... eu daria uma boa olhada na Google API, especialmente
  GoogleMaps/Earth.Em 09/04/08, alineri <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:>> ola
  pessoal,>> acho que e um assunto que pode interessar a muitos.>>
  estou iniciando um projeto que tem como objetivo calcular a
  distancia> e "se for possivel" as provaveis rotas rodoviarias entre
  duas cidades.>> sei que podemos fazer isso via equipamentos gps ou
  site como> apontador e google maps>> mas a necessidade principal e
  calcular a distancia entre duas cidades.>> ja consegui uma planilha
  no site do dnit.gov.br que tem a distancia> em km das principais
  cidades do brasil.>> mas a intencao e calcular a distancia de todas
  as cidades.>> por isso a pergunta qual o melhor metodo ?>> pela
  diferenca da longitude e latitude de duas cidades conseguimos> entrar
  a distancia geografica delas, mas nao e a mesma coisa que a>
  distancia rodoviaria por exemplo, essa solucao nao atenderia a uma>
  transportadora por exemplo por a distancia percorrida pelas rodovias>
  sera na maioria das vezes maior que a distanca geografica ( latitude>
  e longitude )>> pensei em conseguir os dados rodoviarios ( rodovia e
  tamanho da> rodovia entre as cidades ) assim tambem conseguiria
  calcular a> distancia entre elas, com a vantagem de tracar a rota,
  mas a pergunta> e onde conseguir esses dados rodoviarios ?>> ja
  pesquisei em varios site do governo e nao encontro.>> outra forma que
  pensei seria "tentar" importar os dados dos mapas de> um gps o que
  acredito ser inviavel ou "impossivel" apenas por> questoes de
  formatos de dados.>> pensei tambem em utilizar a api do google maps
  para nos casos de> pesquisar as cidades que nao estejam relacionadas
  na planilha do> dnit, acessar o google maps de forma "personalizada"
  e pegar os> parametros de distancia e rota, a desvantagem que vejo
  nesse caso e a> obrigatoriedade de conexao internet>> entao pessoal,
  alguem ja passou por isso ? se sim qual seria o melhor> metodo ?>> um
  forte abraco a todos> alineri>> >[As partes desta mensagem que não
  continham texto foram removidas]

  > Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você
  estiver offline. Conheça o MSN Mobile!