Bom,

Desenvolvimento em camadas é a técnica mais utilizada nos dias de hoje para
sistemas de alta performance, resposta rápida com segurança, disponibilidade,
escalabilidade e adaptabilidade.

Visto que todos os internet banking são feitos em multicamadas.

No meu ver todo novo desenvolvimento deveria ser feito em camadas,
principalmente dentro do Delphi usando o DataSnap, se não for pela arquitetura
é por que é muito mais rápido que sistemas Client/Server, mais seguro,
escalável e rápido em todos os sentidos.

E tudo o que pudesse ser migrado para DataSnap deveria ser feito, a começar
pela manutenção e distribuição do sistema que é muito mais simples, no cliente
só iria o executável, sem falar na possibilidade da distribuição geográfica,
principalmente através da internet.

Com desenvolvimento em camadas é possível fazer balanceamento de carga.

Ano passado publiquei um artigo na Active Delphi falando sobre isso,  já tem
duas edições que estou publicando recursos do DataSnap e DBX que se aplica
muito ao nosso dia a dia.

O desenvolvimento em camadas se caracteriza por haver uma camada de
persistência de dados onde fica o SGBD, uma ou mais camadas de negócio e
acesso/manipulação de dados que seriam os servidores de aplicação e a camadas
de interfaces que podem ser de vários tipos como Win32, SOAP, Web e quantas
mais conseguirem consumir nossos servidores de aplicação ou algumas de suas
interfaces.

Na lista [EMAIL PROTECTED]<mailto:[EMAIL PROTECTED]>, temos uma ótima fonte de
consulta e discussão sobre o assunto, já com 5 anos de existência e que conta
com mais de 500 participantes, é um ótimo lugar para se compartilhar e aprender
sobre o assunto.

No meu link de downloads gratuitos tem muitos exemplos que ajudarão no inicio
da caminhada bem como vídeos e apostilas também. O primeiro exemplo da lista é
bem completo e simples, um bom ponto de partida.
HTTP://cc.codegear.com/author/795118

Abs

BL