O da Dev eu já tive acesso, e é fantástico.
Eu lembrei que já vi um componente da forma que vc queria.

http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=35994

Zeos Database View. Pela data de lançamento, não tem nenhuma modificação a
um bom tempo. Instalei a versão do delphi 6 no delphi 2007 e instalou sem
problemas.

Tem alguns problemas, mas acho que já é um começo. E, no mais, tem os
fontes. Dá pra modificar a vontade :)

Abs
Daniel A. Bastos