vichii, sql já tentei um monte, com parâmetros sem parâmetros e etc, minha
ultima tentativa foi fazendo
o download abaixo, indicado pelo bruno, e fiz conforme o video, e tbem deu
erro.
http://cc.codegear.com/Author/795118

então tirei os parâmetros e fiz apenas com essa string, e no botão consultar
coloquei apenas
ClientDataSet1.Open;

select DSC_CIDADE, ID_CIDADE, ID_ESTADO from `cidades`

Em design ativando o clientdataset, carrega todas as cidades da tabela,
mas quando rodo o projeto e clico apenas para abrir, lá vem o erro de novo,
nesse caso: You have an error in your SQL syntax; check the manual that
corresponds to your MySql server version for the right syntax to use near
"cidades" at line 1.

mas, basta usar MyDac ou o Driver para DBExpress Da CoreLab, e pronto
funciona, será que a Instalação de produtos da Corelab causa problemas no
DBExpress do Delphi?

O duro é que tenho apenas mais 4 dias de testes do Delphi que instalei via
download do site da codegear, e depois disso é desistir ou formatar a
máquina, e recomeçar a dor de cabeça, estou é fucando desanimado.

Fiz até um curso do delphi 2007, em São Paulo, em ct credenciado, desde o
essentials ....
E no interbase do curso, funcionava(nem sempre) os exemplos que testavamos.

Não tenho mais idéias do que fazer.