Gerson,

Trabalhei cerca de 1 ano com o Visual Studio 2003 e é digo que ele
estaria no mesmo nível do Lazurus. O ferramenta bem ruim e cheio de
bugs, dizem que o 2005 é melhor, não sei, não quis nem testar.
No momento estou realizando uma alteração num projeto antigo realizado
com essa ferramenta, que horror. Coloquei um NumericUpDown e constatei
que o evento ChangeValue funciona parcialmente, quando realizo a
alteração belos botões, quando altero via teclado ele não aciona o evento.
Uma das coisas que na época me fizeram desistir da ferramenta é o
suporte. Na internet só encontrava suporte pago. Nem se compara com o
delphi que encotramos milhares de dicas, componentes open source e que
sempre tem alguém disposto a ajudar.
Com relação ao Linux não sou seu fervoroso defensor, bem pelo contrário,
acho ele bem complicado para uso doméstico ou por pessoas que não tem um
bom conhecimento em informática, porém como empresário não posso fechar
meus olhos para o mercado. O Windows sem dúvida tem uma parcela
significativa do mercado mas o Linux se aplica muito bem a determinadas
situações, como frente de caixa e terminais de consulta. Nessas casos o
computador é utilizado somente para uma única tarefa que exige do
usuário apenas o conhecimento do aplicativo. O custo com licença nestes
casos é bem significativo e a configuração e manutenção de máquinas
linux compensa o investimento. Lembro por exemplo existem empresas que
até hoje utilizam sistemas em Clipper rodando em DOS pois o sistema
atende muito bem suas necessidades e não vale a pena uma migração.
É besteira dizer que Open Source e Free signifique sistema grátis e sem
suporte (ou dono, como preferir). Muito pelo contrário. A adoção de
sistemas Open Source tem um custo um quanto que elevado e nem sempre
compensa o investimento, como exemplo dou o de um amigo gerente de TI ao
qual solicitaram que realize um levantamento de custos para migração do
Office para o OpenOffice. Após o levantamento decidiram continuar com o
primeiro, pois o custo com treinamento do pessoal para migração seria
superior ao da compra de novas licenças.
Também nunca vi na minha vida suporte da Microsoft. O que vejo é a
contratação de empresas ou de pessoal certificado para prestação do
suporte. O mesmo existe para o Linux, com um custo mais elevado.
Uma tendência que tenho notado no mercado, principalmente o de automação
comercial, é adoção de sistema em linux para os sistemas de frente de
caixa e consulta e de windows para os sistemas de retaguarda.

Gerson Machado escreveu:

> Minha opinião sincera:
> 1.Escuto falar é uma ferramenta promissora ja fazem uns 5 anos.
> 2.Existem dificuldades técnicas que pode ser superadas, com algumas
> centenas de horas de trabalho e alguns comprimidos pra dor de cabeça.
> 3.É uma IDE com dificuldades de interação com algumas versões do Linux.
> 4.Tem uma vasta estrutura de suporte técnico, quando você tiver algum
> problema, basta procurar, procurar e procurar no Google, ou até mesmo
> colocar uma mensagem no forum do produto, e com um pouco de sorte que
> [...]

Experimente já e veja as novidades.
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/

Responder a