Realmente, ruim o Lazarus não é _de forma alguma_ . Entendi seu ponto de vista.

Atte,
Ricardo.

--- Em qui, 26/6/08, Daniel Bastos <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
De: Daniel Bastos <[EMAIL PROTECTED]>
Assunto: Re: [delphi-br] Re: [delphi-br] Opiniões sobre o Lazarus
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Data: Quinta-feira, 26 de Junho de 2008, 11:35

            Sim, eu citei que não existe dbx(E provavelmente não existirá).

Mas alem do UIB, tem Zeos por exemplo(que tem suporte a vários bancos,

e não só a Interbase/firebird) .

Mas em momento nenhum eu disse que era um produto ruim .. não me entenda mal.

Só quis ressaltar que Lazarus não é Delphi. Que são ferramentas

distintas, mas a maioria das pessoas esperam que seja "O Delphi

Grátis", e não uma IDE diferente, que mantem uma certa

compatibilidade.

Existirá recursos no Delphi que nunca serão implantados no Lazarus.

Vice e versa.

eu tb já tinha mechido no lazarus a uns 3 anos tb. Voltei a mecher

algumas vezes e, por fim, a cerca de 2 meses aqui na empresa.

A 3 anos, era incrível a quantidade de funcionalidades básicas não

implementadas. Se bem me lembro, a Watch não funcionava.

Nesta última versão que eu tive a oportunidade de ver, quase não cai

em bugs, e não achei nenhuma opção que não estivesse funcionando( Pelo

menos que eu estivesse reparado).

A documentação e a divulgação tb deixam a desejar, mas, não sei se

eles teriam recursos para fazer eventos, palestras, apresentações e

etc para divulgação.

2008/6/25 Ricardo César Cardoso <ricardo_engsoft@ yahoo.com. br>:

> [...]

> como desejado e não houve a necessidade de grandes malabarismos. Ele acabou

> optando por Java/J2ME para o protótipo pois achou informações com mais

> facilidade.

> A ressalva em favor do Lazarus é que vc realmente escreve uma vez e executa

> em qualquer lugar. Mas desde que sua aplicação não tenha grande

> sofisticação, caso contrário vai encontrar limitações seja no ambiente onde

> sua aplicação vai rodar, seja no próprio desenvolvimento da aplicação.

> Alguém citou que pode esquecer DBX. Mas vc pode usar UIB.

Abs

Daniel A. Bastos