Ok, vamos ver aonde ele tem a certa dose de razão, ao meu ver;

> 1.Escuto falar é uma ferramenta promissora ja fazem uns 5 anos.

De fato é promissor. O problema é agora sabermos quando deixará de ser
promissor pra se tornar uma alternativa a fuga das licenças exorbitantes.

> 2.Existem dificuldades técnicas que pode ser superadas, com algumas
> centenas
> de horas de trabalho e alguns comprimidos pra dor de cabeça.

E hoje me diga quem tá querendo este tipo de vida pra si? So os nerds mesmo.
Eu não quero. Chegou sexta feira não quero nem ouvir falar em
desenvolvimento. Agora se tem nego bitolado que adora passar o final de
semana na frente do computador escovando bits, achando que vai chegar a
algum lugar com isto. Vai sim! PEGAR UMA LER. Então como você muitas vezes
diz: Cada um com seu cada um.

> 4.Tem uma vasta estrutura de suporte técnico, quando você tiver algum
> problema, basta procurar, procurar e procurar no Google, ou até mesmo
> colocar uma mensagem no forum do produto, e com um pouco de sorte que
> alguém
> tenha tido o mesmo problema seu e se digne informar para você a solução do
> problema (lembrar que esta pessoa, pra resolver este problema gastou
> várias
> horas de trabalho e dor de cabeça e não vai vender a informação de graça
> !).

Quando eu mexi nele, penei um pouco pra obter informações de coisas que não
funcionavam direito. hoje, 3 anos depois acredito que este panorama
melhorou. Mas me diga, aonde você consegue algum curso manero de Lazarus pra
iniciantes????? Tu tem ido em eventos voltados para programação? Lá falam
muito em java, Delphi, VS. Alguém lá apareceu ministrando algum mincurso em
Lazarus???? Tem muita gente que nunca ouviu falar nele. Nós aqui o
conhecemos porque fazemos parte de uma comunidade que vive plugada na WEB e
ligada nas novidades. Então meu caro, falta uma coisa muito importante no
Lazarus: DIVULGAÇÃO.

Como pode ver, o acesso a ferramenta aínda é uma coisa meio que complicada.

> 6.É voltado para um mercado de software livre, o que gera uma desconfiança
> de qualquer empresário que vai colocar sua estrutura de dados e sistemas
> nas
> mãos de quem ? se é livre não tem dono, por conseguinte não tem
> responsabilidade de ninguém.

Ainda que temos os nobres exemplos de sucessos com o SF, como os vencedores
Firebird e Firefox, o mercado ainda torce o nariz pra tudo que é SF. Mas o
Lazarus mesmo não tem culpa disto não, reconheço plenamente. Cartola é que é
assim. Falei aqui na Telemont uma vez em Firefox e me retrucaram 10 milhões
de argumentos contrarios ao uso dele. Alegavam invasão, bugs, etc... Como se
o Maravilhoso Internet Explorer não tivesse nada disto né. Cartola, meus
amigos, é cartola.

Mas quero deixar claro, que é só nestes casos que vejo que ele tem alguma
certa dose de razão. Não disse em momento algum que ele tá certo e que eu
concordo com ele em genero, numero e grau..

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil
[EMAIL PROTECTED]