Nunes,

O negócio é o seguinte; existem hoje 2 sistemas operacionais para
celulares: o Symbian (http://www.symbian.com/) e o Windows Mobile
(http://www.microsoft.com/brasil/windowsmobile/default.mspx) além de
sistemas operacionais proprietários. Esse último caso, cada empresa
desenvolve seu SO como é o caso da Motorola, Sony Ericson, LG, Samsung,
etc.

Normalmente o arquivo binário criado, seja Java, Visual Studio, Delphi
(BDS 2006 com plug-in), C++, HB++, etc, é gerado um arquivo .exe e você
o copia para o celular via cabo de dados, bluetooth ou o recurso que
existir.

Cada celular tem um método diferente de instalação e execução.
Recomendo a revista WebMobile que possui artigos específicos para a
linha de dispositivos Mobile, como SmartPhones, Pocket PCs, celulares e
Palms.

[]s

[EMAIL PROTECTED] respondeu:

--
Boa Leitura,

Adriano Santos
Director X-35 Consulting && Development
IT Manager SoftPark
Chief Editor Magazines ClubeDelphi && WebMobile
www.delphitodelphi.blogspot.com
www.adrianosantos.pro.br
www.devmedia.com.br
www.dug-sp.com