Global resolveu em parte, pra exibir 3 ou 2 opções, se fosse o caso eu tive
usar if sem else if, assim:

procedure Tfrmassessoria.btnokClick(Sender: TObject);
begin
if (cckatirador.Checked)then
        begin
        tiro:='Atirador';
        frmpfisica.edtcategoria.Text:=tiro;
        end;
if (cckcacador.Checked) then
        begin
        caca:=  'Caçador';
        frmpfisica.edtcategoria2.Text:=caca;
        end;
if (cckcolecionador.Checked) then
        begin
        colecao:='Colecionador';
        frmpfisica.edtcategoria3.Text:= colecao;
        end;
if rdbfisica.Checked then
   begin
   frmpfisica.ShowModal;
   end;
   end;

Aí deu legal.

Mas Rubens, será que vc não consegue me ajudar na 'paradinha' de abrir um
documento no word, ainda estou me debatendo, mas de qlq jeito obrigada, ah e
valeu pela dica dada e aproveitada

Abraço
Janise