From: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] On Behalf Of
Renato Bermudo
Sent: Wednesday, December 03, 2008 5:17 AM
To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Subject: Re: [delphi-br] Delphi doado é pirataria?

Pessoal,
Segue abaixo um techo do e-mail que recebi sobre o questionamento de
transferencia de direitos sobre a aquisição do Delphi.

Pergunta:
Assunto: Re: Sobre aquisição do Delphi 2007 for Win32 New User
Olá!

Gostaria de tirar algumas dúvidas com relação a aquisição do Delphi 2007 for
Win32 New User.

Se a minha empresa adquirir o produto 'Delphi 2007 for Win32 Professional New
User', é possível futuramente (pagando a diferença é claro) fazer a migração ou
upgrade para o produto 'Delphi 2007 for Win32 Enterprise'???

Outra dúvida, se a minha empresa adquirir o produto 'Delphi', é possível também
transferir todos os direitos da licença do 'Delphi 2007' para outra empresa?

Resposta:
Uma vez feita a compra do Delphi 2007 Professional New User, você pode fazer
upgrade para o produto Enterprise, claro pagando o valor devido.

A transferência de licença para outra empresa não é possível.

Pergunta:
Somente para esclarecer minha dúvida sobre a transferência de licença:

Estamos planejando contratar um profissional desenvolvedor de sistemas, estamos
prevendo que nosso projeto de sistema vai levar alguns meses para ficar pronto,
só que nossa empresa atual não tem em seu CNAE, a definição de 'Desenvolvimento
de Sistemas'. Por esse motivo e por questões de altos impostos, vamos abrir
mais uma empresa com o CNAE 'Desenvolvimento de Sistemas', e nossa intenção era
fazer a compra do produto aproveitando a chance de financiamento pelo FINASA
para a empresa atual que já tem alguns anos de mercado e condições de
apresentar comprovação de renda e assim iniciar o desenvolvimento do sistema,
quando chegar o momento de colocá-lo no mercado, daí sim abriremos a nova
empresa, transferimos o funcionário desenvolvedor de sistemas e todos os
direitos de utilização do 'Delphi' para essa nova empresa, afim de
comercializar nosso sistema de forma totalmente legalizada.

Será possível esse tipo de transferência, ou a titularidade do Delphi é
realmente intransferível?

Resposta:

Fiscamente sim, você pode transferir o produto, por exemplo através de NF de
remessa em doação a empresa que pretende transferir. No entanto, isso somente
poderá ser feito após você quitar a compra com FINASA/Bradesco, pois o produto
terá alienação fiduciária com o Banco.

Sobre a questão de upgrade não comercializamos produtos pagando apenas a
diferença. Caso sua empresa (ou a que receberá a transferência) compre hoje um
Delphi Professional, caso necessite adquirir posteriormente um upgrade o custo
para aquisição será o valor integral de uma licença upgrade.

Explicando o que foi informado pela Thais: no santuário de licenças da Borland
ficará registrado o nome da empresa que vocês preencherem no momento da
ativação do produto. Desta forma toda a vez que precisarem adquirir um upgrade
será necessário o fornecimento, por fax das Nfs demonstrando a compra e a
transferência da licença além do recibo de quitação do Banco na BorlandShop ou
em nossa rede de revendedores.