As informações, nomes de logradouros, tipos de logradouros, nomes de bairros e
números de CEP são públicas, o que os correios fazem é fornecer uma relação
atualizada em mídia, estruturada ao modo dos correios e criptografada contra
engenharia reversa.

O que impede qualquer um de nós de desenvolver nossa própria estrutura e ela
ser semelhante a dos correios? Até por que modelar essa estrutura (tabelas,
tipos de dados e relacionamentos) é o exercício mais simples de modelagem de
dados existente.

Outro aspecto: não vejo problemas em usar esse webservice público e com base
nas informações obtidas, fazer transformações e alimentar a estrutura (base de
dados) que eu tenha montado. E não considero ilegal ou anti-ético, pelo menos
não numa primeira visão (mas como sempre, com mais argumentos posso mudar ou
não este ponto de vista, por isso a discussão é interessante).

Mais um aspecto, porém duvidoso ou ao limite da ética: não tenho idéia do custo
ou de alternativas de fornecimento, mas supondo que a base dos correios seja
vendido somente em CD e somente em Access, como faço com meu sistema já pronto
que usa qualquer outro banco de dados? Posso extrarir os dados da base em algum
relatório e carregar no meu software com base nesse relatório? Provavelmente
sim.

Mas fica pra continuar a discussão.

[]'s
Ricardo

"Vamos ajudar o Grupo e o Yahoo! Apague o conteúdo irrelevante!"