Bom eu não acho que qualidade de software está relacionada a telas
coloridas, pode-se muito bem fazer aplicações com todos os aspectos que você
mesmo descreveu e utilizando os componentes da próprie IDE, ainda mais
utilizando-se das IDE's mais novas (Delphi 2005.. 2009). Mas ai falar que os
componentes do Jedi são instaveis e mal feitos eu descordo completamente. Em
relação ao DevExpress, faça apenas um pequeno teste adicionado a cxGrid a um
form simples e de uma olhadinha na uses da nossa amiga unit, você terá uma
pequena surpresa...