Felipe, eu mesmo vou ter que fazer isso daqui uns 2 meses, exatamente para
catracas.

Vou te dizer como mais ou menos vou pensar:

Penso inicialmente que vc quer comandar o solenóide da catraca, certo?

Temos em principio duas possibilidades (portas: serial e paralela).
Realmente pela paralela é mais fácil, porque podemos obter em um dos pinos do
cabo um sinal 5 volts ou 0 volts.tendeu? isto vai acontecer conforme o
"caracter" que você enviar para (imprimir). o byte é dividido em oito pinos lá
no cabo, só para explicar.

Pela serial é mais difícil porque o byte vai serializado e é 12 volts e vc
teria que ter um conversor para saber se o caracter de abertura chegou ao
destino.

Isto posto, temos um problema: naquele pino escolhido temos 5 volts e zero
volts certo?  a pergunta é: pode-se ligar direto na catraca, que na realidade é
um baita dum rele que usa 5 volts mais consome uma corrente enorme?

Acho que não, ao menos se vc for alimentar pelo micro da catraca que já esteja
fazendo esta função.

Neste caso, vc pode ligar no micro da catraca direto do fio do cabo. o melhor
será vc fazer por meio de um simples acoplador óptico para evitar dano

E finalmente, o melhor seria fazer um pequeno circuito com acoplador óptico
para isolar os componentes e neste circuito colocar uma fonte de 5 volts e
amperagem correta para comandar direto o solenóide da catraca. Isto é que vou
pensar em fazer. é uma solução mais geral

sds

Roberto (RJ)