Olá galera,

>Vou ser bem sincero e expressar uma posição
>muito pessoal do profissional Bruno e experimentado
>em muitos casos com amigos, clientes e fornecedores.

Isso cara, sinceridade é uma nobre virtude ;)

>Aplicações de interfaces ricas e complexas eu não tenho
>duvida de utilizar o Delphi para construí-las e qualquer uma
>delas sempre em multicamadas, se o cliente é Linux minha
>primeira opção procuro ter servidores Windows para o container
>do application server e os terminais Linux emulando alguma
>coisa pra execução de aplicação Delphi ou uso interfaces web
>feitas no Delphi, ou ate mesmo se o cliente exigir podem ser
>facilmente feitas em PHP, JAVA, Ruby ou qualquer coisa que
>consuma WebServices.

É cara, vc usaria Java, PHP, emulação, mas, não faria nada em FreePascal. O
Delphi é potente, o Java nem se fala, veja isso:

Link - [http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html].

Mesmo que eu soubesse Java a fundo ou outra linguagem além do Pascal, para o
caso que citei eu faria em Pascal com o FreePascal (usando o Lazarus como IDE),
como o sistema não exige WebServices por ser muito simples, desenvolvo em FPC
mesmo, é bem mais fácil que convencer diretor(es) a pagar(em) as licenças dos
SO's instalados e ferramentas para desenvolvimento, e aqui a galera não suporta
falar em trial.

Não entenda como crítica, mas, não preciso de uma bazuca para matar uma mosca,
já conversei com alguns alunos e eles sabem Java pra caramba, já desenvolveram
softwares que eu chego a perguntar: "... isso é made in Petrolina-PE?", sem
onda, e eles falam: "... cara, é massa sim, só que vamos desenvolver os
sistemas mais simples em FPC e usar o Firebird como SGBD, pois, é só para
controlar a entrada/saída dos livros na biblioteca e liberar/trancar os PC's na
Lan".

Foi discutido sobre o controle de ponto ser desenvolvido em FPC tb, e cheguei a
comentar lá que existe um framework potente para FPC, se "eu" pudesse, sem
dúvida indicaria o Delphi & N-Tier, só que ninguém irá pagar a licença do
Delphi, e muito menos do Windows, e a solução para não ter que partir para a
pirataria (quando some um simples livro lá, que entra em ação é a PF, se alguém
pisar na bola vê o sol nascer quadrado mesmo :( ), é usar o que existe hj open
soure, free (não digo: "infelizmente", pq é uma solução e está funcionando
mesmo).

>Eu particularmente sempre procuro usar Windows como
>Cliente e não Linux, pois mesmo pagando as licenças o
>retorno de investimento, economia, segurança, velocidade,
>facilidade de manutenção e outros índices compensam em
>usar o Linux ao invés de Windows.

Graças e Deus que isso funciona para vc e para muitos, mas, não é a realidade
de todos. Eu nunca mais vi Windows em repartições públicas, sério mesmo, mas,
isso tb não é a realidade de todos, quantas ainda hj estão com o Windows, seja
pago pelos funcionários ou seja piratão mesmo...

>Novamente, não estou dizendo que Linux é melhor ou pior,

Muito mesmo eu, apenas tento mostrar que existem soluções open source tb (as
vezes pareço ser o inimigo nº 1 do Delphi aqui, mas, não sou, muito pelo
contrário).

>apenas no conjunto, mesmo com toda evolução do Linux,
>ainda vejo utilizar Windows como cliente do que Linux um
>melhor custo beneficio em todos os sentidos menos o de
>licenciamento, só que os benefícios dos outros superam o
>valor de retorno das licenças e logo, acaba se pagando, e
>muito mais rápido do que em Linux.

Com essa parte, vou até mostrar para a galera ver, não tenho bola de cristal e
muito menos coloco carroça na frente dos bois, porém, já tenho uma base do que
vou ouvir, principalmente do(s) diretor(es). Acho que vc entende meu lado.

> [...]
>para Interfaces ricas e um controle de demanda e
>processamento melhor é o Java, e por que não utilizar o
>Lazarus, simples: minha produtividade com JBuilder e Java
>para Linux é muito superior e sem falar nos recursos,
>desenvolvimento visual e baseado em UML para EJB, Web
>Services e tudo mais, deploy integrado, testes de performance,
>cobertura de código, threads e designer visual. A facilidade de
>integração com outros ambientes e todo o poder de
>balanceamento de carga e centralização de regras de negocio,
>processamento, manutenção, adaptação e evolução.

É cara, Java é massa sim! Só que a galera usa NetBeans, jQuery Eclipse e outras
ferramentas por lá, eu queria era ter um pouco mais de tempo para ficar sentado
do lado deles para aprender algo, pq vi os softwares espalhados e com quase
nada em manutenções, aplicações ricas em design (eu gosto), leves, com
funcionalidades e estabilidade.

>O retorno de investimento em Java com JBuilder é de 90 a 165 dólares
>imediatos para cada 1 dólar investido (e isso comprovado pelo Cost
>eXpert Group).

Hehehe..., aqui é 0 (zero) R$ (reaU) pq quem faz são os alunos para facilitar a
vida deles mesmos, eles só cobram (e devem) quando é algo voltado somente para
funcionários (o controle de ponto e etc., sistemas que não são de uso dos
alunos).

>Esta é uma opinião minha do que eu faço no dia a dia, eu não
>estou falando do que acho certo ou errado, mas sim do que tenho
>testado, experimentado e aprovado pessoalmente. Logo, não estou
>desmerecendo o Linux ou o Windows ou qualquer outra ferramenta
>citada, estou apenas expondo o ponto de vista de alguém que vivencia
>isso a bastante tempo e atua nos mais diferenciados segmentos e
>tem uma formação forte em Delphi (Win32/.NET) e Java.

E quem "diacho" está desmerecendo alguma coisa véio, rs...? Veja, citamos o
Java, ele é pau, mesmo assim não largo mão de um Delphi/Lazarus ou até de um
bloco de notas da vida, cada ferramenta tem sua utilidade.

>É isso que tem dado certo para os projetos no qual sou chamado
>para fazer parte e por isso procuro estar sempre antenado as novidades
>tecnológicas e ao ambiente, pois isto que apresentei aqui, pode não
>ser mais assim na segunda feira de manha, mas até o presente momento,
>é o que eu faria e o que tem dado certo para mim e para as empresas
>com as quais trabalho.

E é isso que o faz ser respeitado em vários aspectos; do "carinha que mora logo
alí" ao Silvio Santos :)
_E uma dica de brother para brother: continue assim, jamais da vazão a vaidade,
ela é uma caca fedida._

>Ufa... acho que é isso.. preciso tirar o chapéu de Delpheiro agora e colocar o
>de esposo e dono de YorkShire... risos

Parabéns cara! Ainda vou trocar idéias pessoalmente com vc, pode escrever isso,
e falar: "... ei cara, sou aquele cara chato lá da lista Delphi-BR, lembra?",
rs... :D

Um grande abraço!
Silvio Clécio

http://br.maisbuscados.yahoo.com