Delphi é uma ferramenta que usa como linguagem o Object Pascal. Mudaram o nome
pra Delphi Language por questões mercadológicas. Tanto que se voce for olhar
nos fontes da VCL do Delphi, as diretivas de compilação tratam o Delphi 1 como
Turbo Pascal 8, o Delphi 2 como Turbo Pascal 9 e assim por diante pois, quando
estavam pra lançar o Delphi, falavam mesmo é no Turbo Pascal 8. Mas como ele (O
Delphi) foi um degrau em relação ao TP7, o melhor foi mudar o nome mesmo pra
não matar a empreitada. Eu só não sei se delphi já era o nome do Projeto do
Turbo Pascal 8 como o Ivory era o do Delphi 3. No caso do Kylix, o nome do
projeto ficou como o nome final da ferramenta.

Pascal e Object Pascal nada mais é que um ser a evolução do outro. O Pascal
voce não programa OOP nele porque ele não reconhece isto. Se voce deseja usar
OOP com Pascal então voce tem que usar o Object Pascal. Igual o C e o C++. C++
é OOP e C não.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil