Procure pelos componentes nrComm. Infelizmente sao pagos, mas voce
sabe... pra tudo da-se um jeito. Eu usei a versao demo mesmo pra testar
conexoes com instrumentos pra simuladores que estou desenvolvendo. Esses
componentes tratam toda parte de I/O com a porta USB, paralela e afins.
Nos testes que eu fiz, implementei exatamente isso que voce quer,
desabilitar o dispositivo via programa.

Lucas