José,

Tentarei responder algumas questões, pois, já trabalhei como autônomo.

> 'Bom dia,'
R: .. dia.

> 'Atualmente trabalho sozinho'
R: O S.O.H.O. (Small Office Home Office) é uma tendência mundial já há algumas
décadas.

> 'Gostaria de sugestões para aquisição de um servidor(equipament o) que esteja
> bem dimensionado para minha realidade'
R: De quanto capital vc dispõe de imediato para implantar esta estrutura ?
Quanto capital por mês vc poderá dispor para manter esta estrutura ?

> 'sistema operacional( Windows ou Linux)'
R: Fuja do LINUX. Não existe uma revenda no mundo que, te forneça suporte à
máquinas\programas servidores usando o LINUX ! Já o Windows vc encontra suporte
em TODAS as revendas de Soft\Hard !! 'Ninguém usa o LINUX' foi o que, disse meu
instrutor que, tb é empresário !!!

> 'e software para controle de versões(svn ou similar) que funcione bem para
> desenvolvimento em uma softwarehouse com vários programadores utilizando o
> mesmo programa ao mesmo tempo.'
R: Já trabalhei assim, e, era muito legal. Nós, programadores, desenvolvíamos
'trechos' de programas, e, os Analistas 'costuravam' esses 'trechos' de
programas nos Sistemas principais da Empresa.

> 'Na verdade não tenho muito conhecimento nisto, pois como disse
> anteriormente, trabalho sozinho.'
R: Então, para começar sem arriscar um enorme capital em tempos de crise, pq,
vc não procura uma SoftWareHouse, e, terceiriza o desenvolvimento do teu
Sistema ?

> 'É possível ter um servidor linux?'
R: Não recomendo ! Os profissionais LINUX são raros, e, caríssimos, pois,
geralmente eles já têm até mesmo sua própria empresa devido à dificuldade de se
configurar o sistema. Por exemplo, o 'governo' usa aqui em Sampa o LINUX
Jaguatirica em programas sociais voltados à 3a. idade. Eles 'fuçaram' o Kernel
do LINUX, e, o 'travaram' só para eles ! Mas, o 'governo' pode ! Os custos
envolvidos na alteração\recompilação do LINUX são absurdos para nós empresários
da iniciativa privada. É preferível pagar um Windows\Delphi por cada máquina,
pois, vale mais a pena !! Hoje em dia, graças a Deus, as máquinas já vem com
uma versão atualizada do Windows quando se compra um micro qualquer. Daí, é só
'radiografar' o HD por segurança. Assim, se o 'sistema' cair, é, só recopiar a
'imagem' radiografada do sistema para o HD !!

> 'Grato'
R: .. nada.

http://br.maisbuscados.yahoo.com