Vixi... nem me fale. Esse tá "causando".

Piadinhas a parte e indo ao que interessa, uma validação "burra" de usuário e
senha seria:

{* Inicio do Copy/Paste *}
Procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
Const
..USER = 'SYSDBA'; PASS = 'masterkey';
Begin
..if( (Usr.Text <> USER) and (Psw.Text <> PASS) ) then
..begin
....ShowMessage( 'Nome de usuário ou senha inválidos' );
....Usr.Clear;
....Psw.Clear;
....Usr.Setfocus;
..end;
End;
{* Final do Copy/Paste *}

Como disse, é uma validação "burra" (não dá pra dizer didática, pois tá meio
capenga, sei lá) pois na prática vc não usaria constantes "hardcoded". E faria
algum tratamento para uma tela desse tipo por exemplo, fazendo uma consulta a
uma base de dados e retornando apenas um valor booleano para credenciais (usr +
psw) válidos. Poderia também usar um recurso dos TEdits que é a propriedade
PasswordChar que define um caractere para aparecer no campo PSW ao invés do
texto que vc digitou (mostrar **** ao invés das letras)

Outra coisa: se vc quiser, pode usar as funções UpperCase ou LowerCase na
comparação, pois mesmo que o usuário digite 'Sysdba', 'sYSDBA', 'sysdba' ou
qualquer outra variação, essa digitação será convertida toda para letras
maiúsculas (usando UpperCase) ou minúsculas (usando LowerCase) o que dispensa o
usuário de se preocupar se digitou tudo em maiúsulas, ou minúsculas ou
camelcase (SysDba).

Bem, o "mínimo do básico" é isso. Já é suficiente pra poder testar... E falando
sério, sem nenhuma ironia MESMO, você está fazendo algum curso ou seguindo
algum material? Ajuda bastante ter algum material pra começar a mexer. Ou se
estiver usando o Delphi 7, o próprio Help tem alguns exemplos de código que vc
pode copiar e colar pra testar a execução.

[]'s
Ricardo.

1) Evite escrever suas mensagens usando somente LETRAS MAIÚSCULAS.

2) Revise o texto de sua mensagem. Uma mensagem bem escrita é melhor
compreendida.

3) Vamos ajudar o Grupo e o Yahoo! Apague o conteúdo irrelevante!