nom meu caso uso os dois..
eu criei meus propios datasets derivando do tclientdataset e melhorei ele a
minha maneira..
Ja os controles dbedit´s, dbmemo´s eu tambem criei novos com rotinas de
validação, se é obrigatorio, etc, mudar ao receber focu, etc. fiz tudo isso
usando controles nativos do delphi sem usar de terceiros. tambem recriei uma
dbgrid com zebrado, exibição de fotos, etc.
entao quando é apenas um cadastro utilizo eles.
tambem fiz outro framework onde eu desenvolvi um sisteminha de uma unica
tela so pra gerar componentes das minhas tabelas do banco de dados. onde eu
digo qual o banco ai ele me lista as tabelas ai eu informo uma tabela e ele
me gera um objeto com o insert, delete, update, listar dados (retornando um
dataset), carregar (carregar dados de um registro nesse componente pela
chave), etc, e todos os seus campos sao criados como propiedades. entao ja
tenho uma stringdbgrid que eu melhorei ai quando eu quero por exemplo fazer
algo mais complexo utilizo esses objetos que eu criei nesse meu sisteminha.
ainda mais tirando esses objetos que eu crio do banco de dados e meus
frameworku de acesso a dados tenho todo um framewokr de heranca visual dos
forms onde todos herdam de um TformPai. entao quando eu crie um componente
pra validacao de usuario e permissoes coloquei no form pai e eu digo se ele
é um TVFormnormal, TVformrelatorio, TVformcadastro ou um TVformprincipal e
ele verifica a seguranca pelo nivel de acesso dele aos botoes e etc. ate os
botoes de cadastro eu criei um TrafaelbotaoCadastro onde eu digo o tipo
(insert, delete, refresh, etc) e ele realiza rotinas como setar foco,
autoincremento, varrer o form e ver se na hora do cadastro vc nao deixou
nenhum item que é obrigatorio nao setado e etc.

levei 6 messes desenvolvento todo o meu framework que tem mais de 150
componentes que vao des de melhorias nos edits, herança de formularios,
geradores de classe e tudo o mais. mas hoje eu crio uma tela de cadastro com
validacao de campos se ja tem no banco ou nao, campos obrigatoris, auto
incremento, e uma porrada de coisa sem digitar uma linha de codigo e
idependente do banco. e quando e algo mais complexo que precisa de rapidez e
agilidade uso os meus obijetos criados pelo banco de dados por exemplo uma
tela de pedidos. onde fica tudo na memoria e depois e salvo no banco eu
alimento os campos da forma "self.venda.cliente := self.combcliente.valor",
onde no exemplo ao lado no meu objeto criado da tabela de vendas vai pegar o
"valor" num combobox que eu fiz que lista os dados de uma tabela e pode
resgatar um campo ao selecionar um dados desses exemplo : ele lista todos os
nomes dos clientes e quando le seleciona um ele retorna o codigo no campo
valor, sim e se tiver mais de um cliente? ele tem um evento
onmaisdeumresultado onde ele mostra uma tela pra pessoa esolher qual ele
realmente quer.

ja fazia isso a um tempao pois precisava de produtividade, agilidade e
dominio total no sistema e tinha que ser algo reaproveitavel dai fiz esse
framework. entao minha opiniao é que voce deve correr atraz da forma que lhe
cai bem no momento sem gambiarras, eu me quebrei muito pois trabalhava
sozinho e quando dava um pau no sistema me lascava na manutencao. hoje em
dia com meu framework  o meu propio sistema gerencia os erros me envia eu
corrigo de uma forma rapida e simples e envio pra net e ele mesmo se
atualiza sozinho. ou seja ganhaei produtividade, rapidez e nem preciso ir no
cliente pra ajeitar pequenas coisas.

escolha um framework que lhe atenda ou entao desenvolva o seu propio como eu
fiz. vc vai ver que copiar e colar nao ajuda de nada na hora da manutencao e
fazer tudo procedural e de forma estrutorada tambem nao. use OOP pra
facilitar sua vida e se vc precisa de algo que o delphi nao atende.. crie.
afinal de contas o propio delphi e feito nele. uma das politicas que a gente
tem aqui e que nunca pegamos componentes de terceiros sem fontes e nao
usamos frameworks gigantes como a rxlib ou jed se precisamos de algo a gente
mesmo faz. tirando o gerenciador de realtorio visual (o pra matricial a
gente fez), que ate hoje a gente usa o quickrep mas ta tentando migrar pro
fortes que a gente tem os fontes e ta estudando eles.

entao é isso.. eu usao no minimo 4 frameworks que sao integrados de uma
forma que parecem ser apenas um. tudo foi uma questao de ganho de tempo e
produtividade. entao escolhe o que vc precisa usar e usa todos os que voce
precisar.

t+

2009/6/5 Ricardo César Cardoso <ricardo_engs...@yahoo.com.br>

> Longe de mim dizer que um é melhor que o outro. Ambas as vertentes são
> muito boas quando em mãos hábeis. Digo pela minha experiência que me sinto
> mais a vontade com non-DBWare, mas não dispenso o uso de um DBGrid.
>
> O fazer tudo na unha, na minha experiência foi relativo. Fiz uma vez e com
> o tempo fui aprimorando.  Mas única e exclusivamente porque não me adapto
> tão bem aos componentes DBWare. Como já disse, muita comodidade e facilidade
> ME prejudica. Não tenho a mesma flexibilidade de muitos amigos aqui,
> reconheço...

> [...]

Rafael jorge alves
Desenvolvedor/analista
Ativa Soluções em TI.