O DESC você usa em conjunto com o ORDER BY

Digamos que voce tenha uma tabela chamada Cliente, e que tenha o campo
CodigoCliente

Para retornar os 12 primeiros registros voce faz:
SELECT TOP 12 * FROM Cliente ORDER BY CodigoCliente

E para retornar os 12 ultimos registros voce faz:
SELECT TOP 12 * FROM Cliente ORDER BY CodigoCliente DESC

[]s

Edelson.

    delphi-br-ow...@yahoogrupos.com.br