Percebi que os problemas com select ...
ocorrem varicoes  do cod de erro, mas sempre qdo tem SUM, CAST, MAX,
Porém o mesmo select, no CLIENTDATASET, passa normal, isso ocorre apenas no
Zeos.

Testei a UniDac, aparenmente, ainda não pode ver vantagem, porém tenho que
aprofundar melhor e fazer um bom bentchmark, para ser justo, até então em
redes LOCAIS o que mais me mostrou estabilidade foi o CLIENTDATASET  ( DBX
).

--
Leonardo Quinino