Esse é que é o mal deles.

A linha Express foi uma das grandes responsáveis pela alavancada que o VS deu
no mercado já que muitas empresas não precisaram comprar licença de um produto
para desenvolvimento interno. A linha express vem 100% funcional porém, com
limitações de recursos mais avançados que, em muitos casos, voce nunca vai
usar. É verdade que ele vem sem muita coisa que voce usa, realmente. Mas nada
que o Source Forge ou estes portais de código fonte espalhados aí na WEB não
tenham. 20 minutos de procura no Google ou no Yahoo e voce acha o recurso
rodando beleza com direito a demo pra ver como funciona.

O Delphi, infelizmente, se não revisarem a política de preços ao empresário de
baixo faturamento lamentavelmente estará fadado a sumir do mercado. Não porque
a ferramenta seja ruim, mas porque está fora da realidade de muitos. Se ficar
no mercado, vai ser o segmento tipicamente pirata que vai prevalecer. Portanto,
já que existe a linha express, porque não fazer o DP Express TAMbém??????????
Ce já ouviu falar naquele ditado que as vezes é bom dar um passo pra trás pra
depois dar dois pra frente?

Eles usam muito o argumento da produtividade para justificar o alto preço do
produto. Tá, é até valido e plausível, porém, não é convincente ao cartola que
sempre analisa a coisa da ótica do custo e não do retorno. Pega uma licença do
Delphi top de linha e uma licença do VS top de linha. Multiplica pelo numero de
desenvolvedores que iriam requerê-las em um Depto de desenvolvimento e adicione
ainda o custo com um treinamento qualificado. Voce tem um valor X. Veja então
quanto voce teria que produzir de receita, com softwares, para, com o que
sobrar (Tirando as despesas e encargos já provisionados) da mesma cubra esta
compra.

Então? Pega estas duas linhas de cálculo e apresente-as em uma reunião de
planejamento estratégico no final do ano pra ver o que eles vão dizer. Em
outras palavras, este discurso, de que o preço voce o supre na produvitidade,
funciona direitinho no papel. Mas na prática o buraco é bem mais embaixo...

PS: Não estou nem falando do upgrade do final do ano heim.

Quando criaram a linha turbo, abriu-se até uma esperança no micro empresario,
porém, lançaram a versao com limitações inexplicadas como, por exemplo, a
instalação de componentes. Aí foi melhor nem lançar...

Quer ver outro exemplo? Enquanto existia a Code Gear, eles ainda mantinham o
Turbo JBuilder que era uma IDE do Eclipse muito boa e gratúita totalmente
funcional. Quem fosse programar em J2ME, por exemplo, o Turbo atendia e
sobrava. Entrou Embarcadero na jogada, embarcaram o turbo e o despacharam pra
Saturno... Só tem agora as versões pagas. Pro que eu mexia em Java, aqui no meu
serviço, o Turbo fazia e tinha desempenho até melhor que o Eclipse em sí. Só
que tiraram o produto de linha. Se tem, caçei no site da embarcadero pra tudo
quanto é lado e não achei. Se tem, tá escondido então.

Sabe aquele vazio que voce sente quando se sente abandonado na esquina????

E assim caminha a humanidade.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil