O problema, Ricardo, é que o Bruno, pra postar alguma coisa aqui, ele tem que
ser cuidadoso naquilo que escreve. Primeiro porque ele é um funcionario da
Borland, que ainda é representante oficial do Delphi aqui no Brasil. Portanto,
qualquer coisa que ele disser aqui, muitos podem (e irão) interpretar como se
fosse um pronunciamento oficial da Borland. Aí ce já. Eu até tento me imaginar
na posição dele. Se ele falar publicamente, aqui, qual é o procedimento para
que se chegue até o Delphi 7 lacrado na caixa, pelas vias legais, vai aparecer
um toco de palpiteiro, de bicudo e atravessandor falando bobagens e tentando
insulflar o grupo contra o vendedor ou contra o comprador mesmo. Cara, tem 10
anos que participo da Delphi-br. Eu sei de cór e salteado como são as coisas
aqui. Aí no meio do furdervour todo, vem os lazareiros, os Javeiros, os
VisualStudieiros falarem que estes produtos são melhores que o Delphi que o
José Newton tem que abandonar o Delphi e partir pra estes produtos, etc e
tal... NINGUEM aqui quer saber qual é a real necessidade do colega Jose Newton,
saber da viabilidade de migrar projetos, de portar projetos e se há prazos para
migrar estes projetos e o mais crítico de tudo: Se o que tem nestes projetos dá
pra ser migrado pra outra ferramenta, se haverá ou não portabilidade total. Eu,
no lugar do Bruno, faria a mesma coisa. Quer por a mão no Delphi 7 lacrado na
caixa? "Conversa comigo aqui que a conversa é profissional"

Aliás, ce já deve ter notado que tem muitos usuários aqui que só aparecem na
lista pra meter o pau no Delphi. Então imagina se o Bruno escreve alguma coisa
aqui que possa servir de "instrumento" na mão destas pessoas. Aqui tá cheio de
formadores de opinião. Pena que muitos formam opiniões distorcidas, inócuas,
maliciosas, tendenciosas e, muitas vezes, com objetivo muito mais de atingir
pessoas do que de obter o esclarecimento devido ao assunto em epígrafe.

Falar "sim, existe" ou "não, não existe" é muito vago e começa a levantar
especulações e tudo mais. Falar que "depende do caso" vira confusão. Um usuário
perguntou por comprar uma licença de segunda mão e ja apareceu gente aqui
falando em Advogados, Departmento Juridico, em tribun ais, etc.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil
wchag...@bol.com.br