Pelo que entendi, voce quer gerar "botoes" de atalho para determinadas
opcoes do seu sistema para que o usuario nao precise mavegar entre os menus
e submenus. E isso?

Voce esta falando de app desktop ou web? Pq falando em portal, da aspecto de
web.

O que a quantidade de executaveis tem a ver com gerar atalhos para o menu?
--
José Henrique (Zote)
Analista de TI