Jose Newton Araujo escreveu:
> Ricardo/Clécio
>
> Eu tenho 2 histogramas de mão de obra que geram a grande maioria de
> informações de Administração da mão de obra. São várias tabelas que
> organizam dados destas informações, tais como períodos, viagens,
> consumos, etc...e muita conta dentro de uma linearidade que pode ser
> grande. Por exemplo , uma obra com 36 vezes, ou 12, ou mesmo 6. São
> muitos loops que necessitam de várias arrays de string portando códigos,
> etc... Por exemplo, 01 homen pode consumir até 12 equipamentos de
> proteção individual. Para reduzir a tabela crei um registro que agrupo
> [...]

Pelo que entendi são loops manipulando arrays de strings que estão
"pesando" teu sistema; você tem um pagecontrol com 22 tabsheets contendo
diversos componentes(stringgrids, edits, combo, listbox, etc...),
beleza. Mesmo assim, faça uma operação com os dados no ibexpert ou
flamerobin (se teu banco for .fdb), é interessante reiniciar o PC e não
abrir o sistema chupabyte(não se importe com isso, é só pra descontrair
;) ), somente o dbeditor e começar a manipular os dados por ele, se der
estouro você verifica se aparece mais detalhes na mensagem de erro(ou
aviso), aí será interessante avaliar a modelagem do teu DB;

Olha só, estou tentando também assimilar como você esta povoando estes
componentes com os dados, bem como "limpando" após o uso(ou ainda
durante o uso).

Aos poucos estamos filtrando teu problema, se você puder ativar um
gerenciador de memória aí pode ajudar(não matar a charada de vez, mas
dar boas pistas) e muito, uma hora um grita: BINGO :) (22 tabsheets com
vários componentes *visuais*, isso já é uma boa pista).

...modelagem do DB? povoamento/liberação de dados nos componentes? ou os
dois? Vamos matar essa ;)
--
Silvio Clecio
--