O seu vilão, pelo menos na minha visão são os arrays de Strings. Para calculos
com muitas iterações (loops) o processo todo acaba custando muito caro pois
existe o ciclo de transformar em string para real (por exemplo) > calcular >
devolver o resultado.

O tipo string é bem "pesado" para isso e acho que uma boa alternativa seria
trabalhar com um tipo como Single, Double ou Extended.

Ainda melhor seria manipular seus dados por meio de um ClientDataSet em
memória. Não sei exatamente como é a sua estrutura de cálculo, mas vc poderia
carregar os seus dados para o ClientDataSet, vamos supor criar um DataSet de
uma coluna e cada linha representando um valor que compõe o cálculo. E nessa
estrutura o tipo de dados seria TFloatField.

Exemplos desse tipo de implementação vc acha com alguma facilidade, bastando
adaptar a sua necessidade. Num programa que exigia muitos cálculos, porém
usando unidades fracionadas do milímetro (micrometros, picometros e por aí
vai), dei preferência ao tipo Extended, mas poderia usar seguramente até mesmo
Single.

Abraço,
Ricardo.

1) Evite escrever suas mensagens usando somente LETRAS MAIÚSCULAS.

2) Revise o texto de sua mensagem. Uma mensagem bem escrita é melhor
compreendida.

3) Vamos ajudar o Grupo e o Yahoo! Apague o conteúdo irrelevante!