Para pequenas empresas, até pouco tempo, ou usava banco de dados (pago), ou
Paradox, ou DBase.
Na época optamos pelo Paradox. Sim, não é mil maravilhas, mas se souber usar,
dá para remediar os problemas do Paradox, até em rede. Se apagar os arquivos de
índices (como citou o caso do DBase), e mandar recriar. Existem ferramentas
para isso. Funciona normalmente e não perde dados. O maior problema que vejo no
paradox é a concorrência de dados, que é bastante chato gerenciar os lock de
registro.

Opinião minha, se divergir dos colegas, passem batido.

Acho que experiência é melhor do que o que o professor diz na faculdade. Tem um
professor que disse que a cada tecnologia nova deveríamos reescrever todas as
nossas aplicações. Aí eu pergunto: vamos viver de que? Para os clientes, se
você programa em C, Delphi, Java ou o que for, não interessa. Interessa que
funcione e você seja bom no que faz.

Conselho de profissional antigo na área: se aprimore e se vire em achar
soluções, o resto é modismo.

Obs: Migramos o Paradox para outro banco, mais rápido e robusto, não somos
contra a tecnologia, apenas não podemos testar cada tecnologia nova que é
lançada.

Cristiane Campanholo