Iniciei em Delphi na versão 4, aprendi usando Paradox, ainda tenho uns
programas bem antigos rodando usando Paradox,
de vez em quando realmente tenho problemas com índice, e olha que o acesso é
apenas local.
Desde então usei as versões:  5,6,7,2005,2006.   Estou estudando a migração
para a versão 2010 que dá 100% suporte ao Firebird.
Há muito tempo utilizo SqlServer e Firebird e te digo por experiência, vale
cada hora de aprendizado.

Sugiro o uso do Firebird para pequenas e médias aplicações (não que ele não
aguente coisas maiores), por ser gratuíto, fácil de trabalhar, muito leve, é
multiplataforma e não exige um DBA.
Vc irá ganhar em muito migrando para o Firebird :
1-Segurança (vc ñ precisa compartilhar a pasta onde esta o BD) pois o Firebird
como outros SGDBs são acessados como um serviço, vc precisa apenas de uma porta
aberta para funcionar.
2- Desempenho: O Firebird é muito mais rápido que o Piradox quando usando um BD
com muitos registros;
3- Recursos que o ANSI SQL lhe dá, Integridade Referencial e outras coisas.
4- Seus sistemas serão muito mais robustos e estáveis.

Resumindo diga adeus ao "index is out of date".