Alessandra e Samuca

Sinto discordar do Samuca.  Utilizei durante anos em um cliente, um sistema
utilizando Paradox, em rede, com 6 máquinas acessando e ainda mais,
contrariando tambem o que um outro colega disse, utilizando o "servidor"
tambem como máquina de digitação.

Sem problemas!  Mas o que notei que dava problemas e eu NÂO fazia NUNCA:

criar e/ou destruir qualquer forma de indices no runtime;

NÃO PERMITIR exclusões de registros.  Marcava como inativos e só eram
excluídos por ocasião da manutenção;

ou seja. cada tabela tinha seu índice primário e o número mínimo de índices
secundários necessários criados em tempo de desenvolvimento e sempre
mantidos e mais, tinha uma rotina de manutenção que rodava uma vez por
semana, copiando as tabelas co grande movimento de inclusão  e de inativação
em um loop "while not tab..eof do  ... next" de tabelas provisósias para
tabelas vazias de forma a ter uma tabela sequencialmente arrumada pelo
indice principal e da qual eram eliminados os registros inativos..

Era uma cadeia de lojas com 8 lojas e 25,000 produtos.

Sem problemas

Edison