Prezado Eduardo.

O que costumamos fazer é:
1 - Analisar cuidadosamente o projeto em um todo, isso inclui, telas,
relatórios, regras de negócio, recursos externos (interfaces,
importações/exportações), enfim. Todo o ciclo de vida do sistema.

2 - ESTIMAR, de acordo com a expertise do time de desenvolvimento, estime
quantas horas
serão gastas para CADA funcionalidade relatada no item 1.

3- VALORIZAR cada hora, de acordo com o perfil do funcionário.
Ex: Hora Analista/Consultor  R$
      Hora Desenvolvedor Senior  R$
       Hora Desenvolvedor Pleno   R$
      Hora Desenvolvedor Junior   R$

4 - Defina o cronograma (ferramentas tais como o MSProjet ou o openproj
podem lhe ajudar a definir o cronograma e precificar todo o projeto.

5 - Como Grande observação.
Com o preço que passou, você não vai conseguir bancar os custos iniciais
principalmente com homologação do seu sistema para o PAF-ECF.
Haja visto que para ter o PAF homologado (depende da UF) você vai precisar
do TEF homologado, some a isso uma viagem a SP bem no centro (Avenida
Paulista) para homologar o TEF (+ - uns 1500 se for tef discado)
Mais uns 2000 para homologar o PAF junto a qualquer orgão homologador do
Brasil.

Na minha modesta opnião, você até pode cobrar o que mencionou, mas faça um
rateio dos custos de homologação do teu sistema.

O importante é prever tudo e colocar no escopo do projeto, para que você
tenha uma boa documentação do teu sistema para entregar a outro cliente,
controlar horas e prever futuras implementações.

É isso aí!
Certamente os colegas da lista irão ter muito mais informações sobre preço
de sistemas.

Fernando Nati.

    delphi-br-ow...@yahoogrupos.com.br