Isso é, provavelmente, a parte mais crítica do projeto. Estimar o preço
baseado no tempo de desenvolvimento x custo por hora é o que quase todo
mundo faz (inclusive a empresa onde trabalho), mas pressupõe que o
cliente sabe exatamente o que ele precisa antes de o projeto começar e
que a análise e o projeto serão feitos sem falhas.

Nessa abordagem, muitas vezes se acrescenta um percentual de "gordura"
sobre o preço final para cobrir eventuais falhas na estimativa. Às vezes
funciona, às vezes não. A margem de acerto é maior em projetos muito
pequenos (de alguns dias a 1 ou 2 semanas).

O que tenho insistido para conseguir implantar onde trabalho é o
"Contrato de escopo variável (ou negociável)". Talvez seja de ajuda pra
você ler sobre o assunto.

[ ]'s
Dirlei Dionísio
http://MaisQueBomCodigo.blogspot.com

Em Ter, 2010-05-18 às 14:06 -0300, Eduardo Melo escreveu:

> Ola Pessoal,
>
> Eu vou desenvolver um sistema para uma loja de material de construção,
> sistema terá cupom fiscal, cadastros, parte financeira.
>
> Gostaria de ter uma base de como cobrar por um sistema.
>
> Eu devo cobrar pelo projeto a desenvolver mais uma mensalidade?
>
> Exemplo penso em cobrar pelo sistema como um projeto que irei no
> cliente
> coletar as informações, sempre estarei em contato com o cliente para
> desenvolver o sistema adequado, pensei no valor de R$ 3.000,00 (três
> mil
> [...]

Responder a