Eny,

A solução que conheço para isso envolve um trabalho de design que deve
ser feito, preferencialmente, no início do projeto. Funciona assim:

- O sistema é construído com uma camada de abstração de database, de
forma que ele possa ser adaptado com pouco ou nenhum esforço para
qualquer novo banco de dados no padrão SQL.

- Quando o sistema precisa ser instalado num prospectivo cliente para
demonstração, usa-se um banco de dados embarcado (SQLite, por exemplo).

- Se o cliente decide comprar o sistema, após algum tempo de uso da
solução com DB embarcado, instala-se o SGBD definitivo e faz-se a
migração dos dados do banco embarcado para o SGBD definitivo.

Acabou de me ocorrer uma outra solução, mas essa precisa de um
programador Hacker...

Substituir o client do SGBD por um que entenda as requisições e as
aplique num banco embarcado ao invés do SGBD padrão. Depois, bastaria
trocar o client temporario pelo definitivo.

Bem, soluções para o que você quer existem, a questão é se valem o
custo.

--
Dirlei Dionísio
http://MaisQueBomCodigo.blogspot.com