  From: Dirlei
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Thursday, June 10, 2010 5:03 PM
  Subject: Re: Res: [delphi-br] SQL Embarcado

  Eny,

  A solução que conheço para isso envolve um trabalho de design que deve
  ser feito, preferencialmente, no início do projeto. Funciona assim:

  - O sistema é construído com uma camada de abstração de database, de
  forma que ele possa ser adaptado com pouco ou nenhum esforço para
  qualquer novo banco de dados no padrão SQL.

  - Quando o sistema precisa ser instalado num prospectivo cliente para
  demonstração, usa-se um banco de dados embarcado (SQLite, por exemplo).

  - Se o cliente decide comprar o sistema, após algum tempo de uso da
  solução com DB embarcado, instala-se o SGBD definitivo e faz-se a
  migração dos dados do banco embarcado para o SGBD definitivo.

  Acabou de me ocorrer uma outra solução, mas essa precisa de um
  programador Hacker...

  Substituir o client do SGBD por um que entenda as requisições e as
  aplique num banco embarcado ao invés do SGBD padrão. Depois, bastaria
  trocar o client temporario pelo definitivo.

  Bem, soluções para o que você quer existem, a questão é se valem o
  custo.

  --
  Dirlei Dionísio
  http://MaisQueBomCodigo.blogspot.com