________________________________
De: psdias2 <psdi...@yahoo.com.br>
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Cc: Eny Urias <enyur...@yahoo.com.br>
Enviadas: Quinta-feira, 10 de Junho de 2010 18:22:58
Assunto: Re: Res: [delphi-br] SQL Embarcado

Eny:

> Gente, eu li vários posts do forum sobre DB embarcado... E ainda não
> achei uma afirmativa ou uma negativa concreta sobre esse assunto
> então, se alguém puder ajudar agradeço!
>
> Tenho um sistema rodando com SQL Express 2008 que eu pretendo
> apresentar para novos clientes.... Eu gostaria de saber se existe a
> possibilidade de eu levar o DB junto com o executável para colocar no
> cliente para ele experimentar sem eu ter que instalar o SQL na máquina.
>
> Se alguém já passou por isso e conseguiu uma solução por favor, me dê
> uma luz!

Acho que as mensagens que você mencionou, que passaram pela lista
nos últimos dias, referem-se ao FireBird embarcado, que alguns amigos
sugeriram a mim (na pergunta que fiz sobre o desenvolvimento de um
pequeno sistema).

O Firebird embarcado é monousuário, e ao instalar em uma máquina,
somente o usuário daquela máquina poderá testar seu sistema.

Se a empresa decidir comprar o sistema, você instala o servidor FireBird
"completo"
em uma das máquinas, passando todos os usuários a poderem usar o sistema.

Para usar o FireBird embarcado via DBExpress do Delphi 7, por exemplo,
você deve, no componente SQLConnection,  usar o Driver para InterBase, e
a DLL fbembed.dll.
Essa DLL, e alguns outros arquivos necessários, você encontra no pacote
do FireBird embarcado
(disponível nos sites do FireBird - mas posso enviar-lher por e-mail, se
tiver dificuldades de encontrar).

Você precisa levar para seu cliente os seguintes arquivos,  supondo que
você grave seu sistema
em uma pasta chamada SISTEMA, no drive C: do computador do usuário

PASTA DO PROGRAMA: C:\SISTEMA

ARQUIVO
------------
dbexpint.dll  = arquivo do DBExpress, que acessa o InterBase e FireBird
fbembed.dll  = fornecido no pacote do FB embarcado
firebird.conf  = fornecido no pacote do FB embarcado
icudt30.dll  = fornecido no pacote do FB embarcado
icuin30.dll  = fornecido no pacote do FB embarcado
icuuc30.dll  = fornecido no pacote do FB embarcado
SISTEMA.EXE.exe = executável do seu sistema
BD <DIR> = pasta onde você coloca o seu banco de dados FireBird
FB <DIR> = pasta para um arquivo do FireBird, que também vem no pacote
mencionado acima

Dentro da pasta BD:

ARQUIVO
------------
BD.FB    = banco de dados do seu sistema

Dentro da pasta FB:

ARQUIVO
firebird.msg   = fornecido no pacote do FB embarcado

Observações:

- Se quiser, pode deixar o arquivo BD.FB na mesma pasta do executável
- Para passar a usar o FB "completo" (multiusuário), você tem de usar a DLL
FBCLIENT.DLL, em vez da FBEMBED.DLL.

Veja mais informações no seguinte documento:

http://www.comunidade-firebird.org/cflp/downloads/CFLP_O035.PDF

Paulo