Cara,

Hibernate não tem nada a ver com JBoss, ele é um frame pra persistência
(mapeamento objeto-relacional), tem suas configurações, e nem precisam ser
feitas via xml..Ele vai no deploy junto com sua aplicação, assim como seria
qualquer outra biblioteca. Existem livros que falam da integração com Java,
inclusive a própria documentação da Adobe faz referências(especialmente
quando você cria uma classe AS espelho de uma classe Java), e existem livros
específicos (tem um que esqueci o nome agora, mas é fácil pesquisar aqui na
lista).. Enfim, os pontos de integração são simples de se trabalhar com
Java, e acredito que com PHP idem...

[]'s

Silvio Luiz

--