Olá Winston,

    Não entendi muito bem o que vc quis dizer com auto-filtro no
datagrid. O que eu costumo fazer (e se no demo não rolou foi por
distração) é deixar o doubleclick ativado no datagrid pra chamar a
função de edição do registro.
    Normalmente os textinputs da parte de argumentos de pesquisa
costumam ficar com o enter chamando o botão de pesquisar tb.  Acho que
na correria posso ter esquecido isso. Mas na tela de login/senha
certamente eles funcionam  ;)

    Rapaz, sobre a arquitetura vou falar resumidão porque senão vai
ficar um senhor texto. Se o pessoal ir interessando eu vou detalhando
mais ok?
    -No front-end usei flex com a biblioteca do flexmdi.
    -A imagem de fundo achei no flickr.
    -Ferramentas utilizadas apenas o FlexBuilder 2.0.1 plugin pra
eclipse e o FreePrimoPDF pra gerar pdfs e testar a impressão sem
precisar gastar folhas de papel.
    -Desenvolvi alguns componentes que são padrão em sistemas tipo
delphi como o lookupcombobox e aquele com lupa pra achar registro mestre
dos mestre-detalhes sem sair muito do estilo CRUD. Assim ficam mais
padronizadas as telas sem dar o trabalho que mestre-detalhe dá.
    -Back-End ficou com o Java, usando Tomcat. Das libs java usei só
servlet crú gerando XMLs, dom4j pra manipulação dos XMLs e Hibernate pra
acesso ao banco.
    -Banco de dados PostGreSQL
    -Servidor em si não é pra produção. Por enquanto ele hospeda só
demos e/ou aplicações de uso "caseiro". Apesar de possuir RAID, HD
Sata2, dois processadores quad-core, memoria DDR, link de 2mb up e down,
etc,etc, possui só 96MB de memoria RAM disponível. Se considerar ainda
que outros processos sempre rodam ao mesmo tempo no servidor incluindo
aí o BD, sobra pro java uma lástima de 48MB...  Mas tá bom.  Por
enquanto está atendendo bem. Só não dá pra usar RemoteObjects.
    -A aplicação foi desenvolvida inteira em 5 dias. Mas fez uso pesado
de componentes e templates dos CRUDs de outras apps também feitas em
Flex e que desenvolvo já há um ano e meio.
    -Não usei nenhum gerador de códigos. Apesar de querer muito
automatizar o trabalho ainda não consegui colocar nenhum em prática. E
com os templates ficando prontos e melhorando-os cada vez mais a cada
nova aplicação vai ficando cada vez mais tranquilo. Existem telas que eu
copio o código todinho e rodo só um "substituir" uma string por outra e
está tudo  funcionando já. (Caso das telas de clientes, colaboradores e
tipos de atividades). Mas isso só funciona assim porque a aplicação é
simples e pequena.

    vixe..  eu disse que ia falar pouco e ainda ficou gigante... Espero
ter ajudado em algo.

    abraços,
    Luís Eduardo.