Oi George,

    Os templates funcionam igualzinho no Delphi. Crio hierarquia de
classes que trabalham com objetos genéricos até onde dá.
    Fiz uma espécie de classe de TForm que na verdade lida com o
FlexMDI, possui algumas funções comuns a todas as telas como checagens
de alguns erros e coisas do tipo.
    No final, quando vou criar uma tela nova, extendo dessa TForm e faço
a particularidade da tela.
    Sempre que dá procuro aproveitar partes de outras telas que já estão
prontas e que posso aproveitar na tela nova. Isso inclui também tentar
usar o mesmo padrão gráfico e não só o de programação.
    Confesso que tem jeitos melhores de fazer isso mas levando em conta
as constraints dos projetos tive que ir melhorando aos poucos.
    No exato momento estou trabalhando num outro sistema também para
"uso caseiro" pra auxiliar no processo de vendas daqui da empresa. É
pequeno também, provavelmente do mesmo tamanho do ODD demo.  Mas esse eu
já quis fazer usando Cairngorm justamente pelo fato de parecer mais bem
estruturado a organização das classes e de como os padrões de projeto
parecem ajudar na criação das classes bases.
    Ganho um olho roxo todo dia na briga mas está saindo. O legal do
Cairngorm é que ele obriga a gente a trabalhar de uma forma bem
desacoplada nas dependencias de view, model e control.
    Conforme o aprendizado, talvez dê pra aplicar o dito cujo nos
projetos principais.
    É como dizem...   esperança é que nem sogra.  :)

    abraço,
    Luís Eduardo.