Olá Pergentino, acho que vc matou a charada. Realmente o sistema faz
uso da porta 8080 e se ela não estiver acessível todas as requisições
vão falhar. :(
    Nesse caso o relógio do login deve ficar rodando até dar timeout.

    Aí agora o bicho pegou...  pq muita gente tem firewall ligado.
    Talvez seja o caso de deixar um aviso ou um botão na tela do login
pra testar a conexão em porta 80, por exemplo fazendo requisição pra dar
um load numa imagem usando a porta 80 do Apache. Se a imagem carregar é
pq existe conexão viva.

    Vlw pelos testes!
    Luís Eduardo.