Flex integra-se muito bem com QUALQUER tecnologia Server-Side.Pela natureza
de deter a arquitetura, é óbvio que o ColdFusion com o LiveCycle detenha uma
maior capacidade de integração e recursos do que outras opções.
Pelo fato do ColdFusion ser nada mais/menos que um Framework em cima do Java
e a Adobe inteligentemente e obviamente desejará sempre aumentar a
abrangência desta maior capacidade de integração, existe o BlazeDS que leva
maior capacidade de integração, ou seja, os recursos do LiveCycle,
diretamente para integração com o Java (como um container Java) sem depender
do ColdFusion.
Ou seja, sem dúvidas hoje, a maior capacidade de integração e recurso
server-side em relação ao Flex disponíveis são ColdFusion/LiveCycle ou
BlazeDS.

O PHP, .Net, Ruby, etc,. são também beneficiados por projetos que explorar o
protocolo AMF de transmissão/dicionário de dados.

Recentemente li uma notícia inclusive de que a Adobe está trabalhando muito
próxima à Zend para melhorar ainda mais a integração com PHP.

Iniciativas como essa, não duvido, é de total interesse por parte da Adobe
em colaborar.

Então basta compreender que o interesse da Adobe é tornar o Flex cada vez
melhor integrado com toda e qualquer tecnologia server-side com que o mesmo
possa aplica-se. Sem restrições. Dessas tecnologias, a que está mais próxima
é o ColdFusion/Java, então seria até mesmo estranho se seus esforços não
fossem imediatos em seus próprios produtos. Sem que isso signifique qualquer
tipo de rejeição/discriminação, o que sería aliás até mesmo burrice por
parte da Adobe.

Não veja minha resposta a você como uma crítica, OK Rodigo? É mais um
complemento ao que você citou, pelo que entendi, que todas as tecnologias
que permitem realizar HTTP Request se integram muito bem ao Flex, mas com
uma justificativa do porque o ColdFusion/Java hoje se destaca efetivamente
na capacidade de integração e número de recursos.

<msgPadrao:DiscussaoMelhorTecnologiaServerSide>
Sou desenvolvedor CodlFusion mas não sou adepto ao "fanatismo técnico". Vejo
todas estas tecnologias como opção, afinal é o que elas são pois destinam-se
a resolver o mesmo problema. Claro que por deter conhecimento maior em CF
para mim sempre será melhor que a solução permita utilizá-la, assim como
será o PHP ao "PHPetista" e assim por diante.
</msgPadrao:DiscussaoMelhorTecnologiaServerSide>

--
Vicente Maciel Junior
Independent Web Developer & Consultant