Sim, RoR pode te oferecer uma produtividade bem alta, mas eu só mudaria algo
em relação ao tutorial: não use httpservice, pesquise por rubyamf e
integre-o ao seu projeto rails como um plugin.

Daí sim vale a pena a usar.

Só um detalhe: rubyamf funciona tanto COM ou SEM rails, e é essencial que vc
leia atentamente os comentários nos arquivos de configuração de remoting, já
q é a única "documentação" sobre.

Bons estudos.

--
Mário Júnior