No ruby, a integração é muito tranquila. O rubyAMF no rails é instalador
como plugin o projeto:

ruby script/plugin install
http://rubyamf.googlecode.com/svn/tags/current/rubyamf

e depois você cria seu model assim:

ruby script/generate rubyamf_scaffold nomeDoModel

O grande problema não é a integração, pois já trabalhei com Java e acho a
integração com o RoR mais tranquila, é sim  a falta de conhecimento de como
o Rails trabalha, seus componentes, sua maneira de desenvolvimento.
O desconhecimento da linguagem Ruby , no meu ver, é o fato principal e
juntando com um FrameWork que trabalha de uma maneira menos burocrática do
que outros, acaba tornando a integração "difícil "...

Alexandre Luiz dos Santos - Florianópolis/SC

Administrador Linux / Desenvolvedor Web Flex e RubyOnRails

Twitter : alex_luiz