Tenho estudado Java e Ruby (RoR) como opções a serem utilizadas com o
Flex. Por incrível que pareça no Java você consegue entender melhor a
integração (no meu ponto de vista), mas o Ruby não é nada impossível.
Tem também a possibilidade da inclusão do JRuby na "brincadeira" e
fazer o deploy para um container Java, para quem precisar de uma
performance melhor, mas ainda não tentei.

Estou considerando seriamente o RoR + Flex, para projetos menores. E
como o Mário Júnior mencionou, a configuração é somente uma vez.

Bom, inicialmente essa é a minha contribuição.

[]'s

--
Carlos J. Souza