Acho q será difícil chegar a um ponto comum, e eu mesmo naõ tenho know-how
para discutir isso com base científica alguma, o máximo q posso é dar minha
opnião pessoal (como faço abaixo =D)

Então... no meu caso atual, aqui é feito por demanda e eu acredito (puro
chutômetro, sem base de pesquisa alguma) q a maioria das empresas fazem isso
também.

Acredito que o maior risco do empregador não é ficar desatualizado, mas é
investir em uma pesquisa que ele não sabe se vai usar e, ainda, correr o
risco de logo perder o profissional para o mercado de trabalho, afinal o
mercado está aquecido (minha visão).

É mais ou menos isso que aconteceu comigo, e lembro que qnd fui pedir minha
demissão o diretor ainda me falou: "não sei se vamos continuar com o Flex...
não acho mão de obra...", e até entendo o lado de empregador dele, afinal
ele investiu dinheiro durante esse período de pesquisa, mas o bom foi q
deixei outras pessoas capacitadas q eu continuaram o meu trabalho lá.

Já vi, também, empresas que - ao precisar de algo específico para algum
projeto - procuram contratar formandos com teses, TCC, trabalhos encima de
determinada tecnologia, afim de contratar o cara (mesmo q por pouco tempo)
para desenvolver/participar do projeto. Nesse caso, a pesquisa já foi feita
pelo cara na universidade, e assim a empresa não "gasta" tanto tempo com
essa pesquisa.

Concluindo, não sei como funcionaria um departamento de P&D realmente, mas
acho q é um conceito um pouco longe da realidade brasileira (geralmente eles
querem produção rápida, sem gastar muito com pesquisa).

Bem.. como disse no começo, é só minha visão pessoal.

um abraço.