Finalmente compreendi como é que o BlazeDS funciona...

e pelo formato padrão já me quebra as pernas para monitorar a performance
dele em produção,
porém acredito eu que consiga resolver isso definindo mais endpoint para
monitorar performance
das funcionalidades (regras de negocio) no BlazeDS

Ultra mega resumo:

1 - Flex > 2 - Request > 3 - BlazeDS

1 - monta a requisição e adiciona o objeto no Post da requisição

2 - o objeto é transportado via post, no InputStream do objeto HttpRequest,
com cabeçalho inidicando
que este é do tipo: content-type:application/x-amf

3 - o blazeds recebe a requisição, realiza verificações de sessão e chama
filtros para efetuar o processamento
e um desses filtros chamados de *
flex.messaging.endpoints.amf.SerializationFilter*
recupera o InputStream da Request e efetua a deserialização do objeto AMF
para Java, com isto
ele terá acesso aos atributos:
- destination > classe java do serviço
- operation > método a ser executado da classe serviço

na saída é feito algo similar, porém a serialização do objeto para AMF e
retornado para o BlazeDS

\o/

--
Att,