nos  interpretamos errado, então...
...citei o semáforo como um modelo geral para representação de
processos e questionei a relevância dessa animação... já que é um
instrumento que exige atenção, e essa animação pode distorcer isso
tendo um efeito contrario.
( ...assim como outras aplicações que exigem certa agilidade como
operações em estoques onde erros são comuns... )
...em relação ao pão e circo, citei pelo fato de induzir uma
relevância aos erros.
...em relação aos padrões de projeto (aquele ultimo do livro que
ostento...)... interpretei uma super-valorização da interface/
animações e que a infra-estrutura não era tão importante...